10 coisas que mais sinto falta do Brasil

Com toda a desorganização das olimpíadas no Rio e notícias de sequestro, roubo, corrupção e tudo que há de pior no Brasil sendo gritadas pro mundo todo ouvir, o meu coração fica esmagado de angústia. O Brasil pra mim é igual pai e mãe em que a gente pode reclamar deles, mas ninguém mais pode. Como aqui nos Estados Unidos tudo que se ouve sobre o Brasil é notícia ruim, o que eu mais ando escutando é: “eu que nunca quero visitar o Brasil” ou “como assim que você ainda pensa em voltar pra esse lugar?” Eu penso em voltar porque eu AMO o Brasil. E pra espalhar um pouco de boas vibes e positividade eu resolvi botar no papel as coisas que mais sinto saudade desse país que é a minha pátria mãe:

1- Oi bem dado: Cumprimentar é dar um abraço e pelo menos um “beijinho” de bochecha. Aqui nos Estados unidos as pessoas se cumprimentam com um aperto de mão e olhe lá. Muitas vezes você ganha apenas uma sacudida de cabeça e um meio sorriso. E não estou falando de ambiente de trabalho não. Tô falando entre amigos e até entre família. Muito estranho.

2- Padaria: Nada melhor que parar na padaria de tardinha pra comprar um pão de sal tão quente que você não pode fechar o saco de papel pra não suar os pãezinhos. E isso quando o pão chega em casa né? Porque é claro que você já começa a comer no caminho pra casa. Se for baguete então… esquece, porque só chega a metade.

pao de sal

 

3- Boteco: Botequinho de sexta com direito a frango a passarinho, picanha com mandioca, frango com catupiry e fritas com queijo. Sem contar a cervejada que vai acumulando na comanda coletiva e precisa ser decifrada pelo amigo mais sóbrio no fim da noite pra saber quanto cada um deve. Aqui tira gosto é nachos ou chips and salsa e cerveja é long neck. A comida de bar daqui tem que comer muito arroz com feijão pra chegar aos pés das nossas delícias.

devassa

 

4- Povo: Diga o que quiser, mas o povo Brasileiro é sim alegre, hospitaleiro, conversador, bom de prosa, festeiro e disposto a ajudar. A cultura de levar vantagem existe sim e isso precisa mudar, mas a vontade de ajudar das pessoas, a humildade e a força desse povo é indescritível e encantador pra qualquer um que conhece o nosso país. Todo mundo se abraça, brinca, encosta, fala por cima de todo mundo e ri junto até a barriga doer. Aqui é todo mundo muito preocupado com o que o outro vai pensar, e em respeitar os limites de espaço do outro e não ser visto como mal educado. E não que isso seja ruim, mas a naturalidade e liberdade com que os brasileiros se tratam é sem igual.

world cup

 

5- Festas: Quem já foi a uma festa de casamento ou formatura no Brasil que o diga. É de espantar qualquer gringo. Aqui quem faz festa regada a whiskey, champagne, cerveja, vinho e o escambáu a quatro é só gente muitoooo rica. Não tem isso de tudo liberado e mais entrada, jantar, mesa de doce e festa até as 7 da manhã não. Aqui a festa tem hora pra acabar e é CEDO. Banda de baile também não existe. Tô te falando que o trem aqui é feio.

6- Andar na rua: Eu moro em Orlando então não tem isso de andar na rua. Aqui todo mundo tem carro e pronto. E vai pra TODO canto de carro. Muitas avenidas nem possuem passeio. É muito estranho não poder ir na farmácia a pé ou ir comer um hamburguer no trailer da esquina a pé.

7- Visita: Eu moro aqui há tanto tempo e quase nunca recebo visita em casa. Minha casa no Brasil tinha sempre tia, prima, vizinha a qualquer hora do dia. E era sem precisar telefonar e marcar horário. A pessoa simplesmente chega e bate na porta. Quando bate né? Que as vezes a porta tá aberta e a gente já vai entrando mesmo. Eu morei no mesmo prédio quase a vida toda então conhecia todos os vizinhos, conversava no elevador e tinha o melhor porteiro do mundo. Ô saudade do seu Zé, viu. Ele é o exemplo perfeito de povo que não se encontra por aqui. O coração mais puro que eu conheço.

Caipirinha

8- Comida: Fora a família, não tem nada que eu sinta mais falta que comida brasileira. Aqui nos Estados Unidos o almoço é uma refeição secundária e o jantar é a refeição principal. Então eu morro de saudade de almoço brasileiro com arroz, feijão, carne e salada! Morando em Orlando eu tenho acesso a supermercado brasileiro e alguns restaurantes também, mas o contato nunca é diário. Uma das coisas que mais sinto saudade também é de café da tarde tipo pão de sal, pão de queijo, requeijão, bolo da minha vó comido na cozinha dela com meus primos, todinho, iogurte e aqueles pães cabulosos recheados de frango, ou presunto de qualquer padaria top! E claro, qualquer comida da minha mãe e qualquer convite pra um churrasco!

pao de queijo

 

9- Amigos: É claro que as coisas banais fazem falta, mas nada faz mais falta do que as pessoas que você ama. Sair com os amigos, estar logo ali e poder encontrar quando quiser não tem preço. Obviamente eu fiz amigos por aqui, mas nenhum amigo substitui o outro. E até as amizades aqui são diferentes, porque são amizades feitas depois de adulto. Os amigos brasileiros são os que me conhecem desde que eu me entendo por gente e estão presentes nas minhas memórias mais antigas. São os amigos que correram descalço no asfalto comigo brincando de pique, que isolavam a guta toda semana, que estavam na festa do freezer, que alimentaram o meu vício de Capital Inicial indo pra tudo que é show comigo, que passaram vários carnavais no grau,  que estavam lá em casa todo dia pra ver novela, que passavam cola comigo, que estavam sempre com fome na facul, que iam a pé pro centro bater perna e pra Savassi comer hambúrger de R$0.80 centavos, que viajavam horas pra chegar numa praia com chuva e com barata. É amigo demais e tempo de menos.

10- Família: Acho que ninguém dá tanto valor a família quanto quem mora fora. Porque a gente tem que viver dividido e viver escondendo e suprimindo a saudade. É tando amor que falta no dia-a-dia. Não ter a família perto quando você mais precisa ou não poder estar perto quando eles mais precisam é quase tortura. E claro que família é família, mas até a família aqui é diferente. Aqui os jovens saem de casa cedo e são considerados preguiçosos se moram com os pais aos 20 anos. No Brasil você que não casa ou muda de cidade não pra ver se você sai de casa rs. E se sair se prepara, porque o drama da mãe vai ser digno de novela mexicana. É muita saudade desse Brasil que guardas as jóias mais preciosas da minha vida, a minha família!

 

Eu sei que a metade de tudo que mencionei nesse post foi relacionado a comida. Mas eu lá tenho culpa da comida do Brasil ser a melhor do mundo? Foi difícil escolher somente 10 coisas que me matam de saudade, porque o Brasil tem coisa boa demais! Tem muita falcatrua também, mas isso é assunto pra outro post!

Obrigada pela visita!

Beijos,

kiss.lll

 

 

 

Nanda

Sinto falta

Spread the love! Share with friends:

11 Comments

  1. Falou tudo Filha. Aliás sou suspeita para falar, mas você se expressa muito bem. Adoreiiiii Brasil é tudo isso. Te amo beijos

    • Obrigada minha leitora número um! Te amo mamis! Sempreee!

  2. Q lindo e emocionante ler tudo isso q escreveu!!! Vc é uma pessoa incrível e escreve muito bem!! Amei…. me emocionou muito!! Tbm amo o Brasil!! Venha me ver quando vier aqui!! Mil bjos!!!

    • Paty, muito obrigada lindona! Eu tento rs. O português tá meio enferrujado mas tô melhorando rs. Mil beijos!

  3. Perfeito!!!
    Eu sei exatamente o que você está falando.
    Odeio quando ouço as pessoa falando mal do nosso país é do nosso povo.
    Nessas olimpíadas percebo mto isso.
    Infelizmente o brasileiro sempre acha que outros países são melhores e não se valorizam.
    Ontem fiz um discurso na rua na manifestação em Rio Claro em que meu foco foi exatamente este.
    Só falta a gente se valorizar que ninguém nos segura com o povo que temos.
    Amo vc!! Está cada vez melhor ler seus posts.
    Estou encantada.
    Você é mto dedicada e por isso terá sempre sucesso em tudo o que faz. Sempre foi assim desde pequenininha.
    Te amo. Mega orgulho.
    😘😘

    • Até emocionei rs! Escrevo os posts com tanto carinho e fico tão feliz de saber que você tá gostando, Mi! Te amo e bora mudar esse país pra melhor!

  4. Parabéns Nanda!!!
    Excelente seu post sobre o que sente  saudades e o que temos de bom em nosso país.
    Você escreve muito bem, mas acima de tudo, tem sentimento e verdade no seu texto. Me emociono, tenho muito orgulho de você e muitas saudades. E, saudade é um sentimento que nós brasileiros sabemos bem o que é, né?!
    Temos tudo o que há de melhor em nosso país, infelizmente muitos brasileiros não valorizam e não colaboram para avançarmos.
    Temos um belo exemplo de brasileiros, nossos atletas, nas Olimpíadas/2016, enfrentam dificuldades e discriminação, cairam e levantaram, não se deixaram abater e nos brindaram com medalhas, Rafaela Silva, Diego Hypólito, Rafael, Artur Nory e…

    Aguardo novos post.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *